segunda-feira, 5 de julho de 2010

33ª Romaria da Terra e das Águas

"Romaria da terra faz o povo reunir, numa luta sem guerra nós lutaremos por ti...”. Esta canção entoada por cerca de cinco mil romeiros na tomada do Santuário de Bom Jesus da Lapa, marcou a abertura da 33ª Romaria da Terra e das Águas no dia 2 de julho de 2010. Partindo da Praça Cruzeiro de Santa Luzia, os romeiros seguiram para a Esplanada do Santuário onde foi realizada a missa de abertura do evento celebrada pelo bispo da Diocese da Barra, D. Luiz Cappio.
A homilia proferida por D. Cappio mostrou porque a Romaria da Terra e das Águas é um momento de fé e luta. Ele lembrou o tema da romaria “Terra mãe, para onde vamos?” e criticou o avanço de grandes empreendimentos econômicos que degradam o meio ambiente na região. “O progresso é para quem? As riquezas vão para as mãos de quem?”, questionou.
D. Luiz também falou da importância da Romaria para as lutas sociais realizadas no estado. “O amor de Jesus se dirige de modo especial aos pequenos e a visita que fazemos ao Bom Jesus deve ser um compromisso que assumimos de nos mantermos unidos pelas lutas do povo”.
A importância do povo organizado para as conquistas também foi lembrada por D. Cappio. Ele enfatizou os bons resultados de campanhas anteriores, como o Projeto de Lei contra a Corrupção e a mais recente Campanha Ficha Limpa que obteve 1 milhão de assinaturas. “Quando o povo quer, se une e consegue”, finalizou.
Após a homilia de D. Cappio, foi feito o lançamento estadual da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra por Paulo Demeter, da FASE - Solidariedade e Educação e membro da Coordenação Estadual da Campanha. De acordo com Demeter, a campanha pretende mostrar e mudar a desigualdade que há no Brasil com relação à propriedade da terra. “Há poucas pessoas com muita terra e milhares de brasileiros sem ou com pouca terra. Então, o objetivo desta campanha é mudar essa realidade e democratizar a propriedade da terra”, afirmou.
Além da questão da terra e dos problemas ecológicos, a abertura da Romaria também debateu a importância do voto consciente nas eleições que devem acontecer em outubro. Esses temas foram aprofundados nas discussões que acontecem no sábado de manhã nos sete plenarinhos da Romaria: Reforma Agrária, Biomas, Quilombos, rio São Francisco, CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), Política e Juventude.
Iniciamos as atividades do sábado as 5h30, com o grande louvor a Mãe Maria com o oficio a Nossa Senhora, animado por grupo de Jovens, cantado por mais de duas mil vozes dos romeiros, manifestando sua fé na mãe que acompanha e protege seus filhos e filhas. À tarde do sábado continuou com as confissões dos romeiros/as, como muita participação e vários padres e bispos se dispuseram para ouvir a povo. Em seguida houve a via-sacra pelas ruas da cidade, acompanhada das cruzes dos romeiros e a imagem de São Francisco Peregrino (Imagem esta que acompanhou a caminhada de D. Cappio e seus companheiro ao longo do percurso do Rio São Francisco), com muita alegria, animação os/as romeiros/as manifestavam ao longo da caminhada, a qual teve três paradas significativas. A primeira foi em frente a Câmara dos Vereadores, lembro que neste local onde são feitas as leis que rege a vida do povo, foram lembrados os sinais de morte presentes em nosso meio. A segunda parada foi em frente à Delegacia de Policia, lembrando as prisões arbitrárias que aconteceu com alguns companheros/as de luta. Foi lembrando a resistência do povo, de pessoas que nos inspira a lutar por uma vida melhor, com Ir. Dorothy, Dra Zilda, Pe. Ezequiel, D.Cappio... E a terceira para foi em frente ao Fórum, onde são executadas as leis, e muitas vezes injustas, principalmente aos companheiros da luta pela terra que foram presos recentemente. Em cada parada teve reflexões, apresentação de teatros e manifestações e lembranças dos companheiros que sofreram repressão, mas continuam na luta. Encerrando com a benção proferida por D. Cappio com a imagem de São Francisco.
A noite foi realizada a noite cultural organizada pela PJMP de Bom Jesus da Lapa, momento de desconcentração e integração dos/as romeiros/as.
O domingo iniciamos com a Missa da Ressurreição, no romper do dia, presidida por D. César, bispo da Lapa. Lembrando a grande solenidade da festa de São Pedro e São Paulo, grandes colunas da Igreja e os 30 anos do martírio de D. Romero na luta e defesa do seu povo.
Logo em seguida, foi realizada a grande plenária, onde cada plenarinho socializou as discussões feitas, os desafios e os compromissos assumidos. Encerrando com a celebração de envio e a troca dos símbolos entre os/as Romeiros/as.
Ir. AS Marisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário