sexta-feira, 23 de julho de 2010

I Semana da Cidadania


Ontem tivemos a abertura da Semana da Cidadania na Diocese de Itabuna, no auditório da UESC, com a presença de várias comunidades, as pároquias com suas caravanas, demostrando o anseio do povo por uma vida mais participativa nas questões sociais. A messa foi composta pelo nosso Bispo diocesano, D. Ceslau, D. Dimas e representantes da sociedade.

Neste primeiro dia, tivemos uma palestra com D. Dimas ( secretário da CNBB), que falou sobre o tema: "Discipulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no mundo". Baseando-se no documento de Aparecida e na última Assémbléia da CNBB, tendo como eixo a centralidade da Palavra de Deus. Falou da importância da Bíblia na mão do Povo, de dar condições para as pessoas compreender a Palavra, estudo, reflexões. Salientava que a Biblia é a Palavra de Deus e está em contato com ela, estamos entrando em contato com o próprio Jesus. Reforçava que através da Palavra vamos fazendo a nossa adesão a Jesus. O que o documento de Aparecida nos apela.

Para que o povo tenha a Biblia a CNBB lançou o Projeto Um Milhão de Bíblia, que está sendo inciado no Piauí.
Outro ponto que D. dimas destacou foi a missão da Igreja, segundo o documento de Aparecida (331) A Igreja exite para anunciar o evangelho, o proprio Jesus Cristo. Para isso, precisamos conhecer e vivenciar a palavra. Afirmava que "O evangelho tem que transformar a minha vida, depois transformar a sociedade". "A Palavra vai nos transformando e depois vamos transformar a sociedade" Salientava que nós gostamos de falar para os outros, mas não testemunhamos com a nossa vida.
D. Dimas reforçava que a partir da vivência da Palavra nos vamos realizar o que o documento de Aparecida (407ss) nos pede ver os vários rosto sofredores, das pessoas que vivem na rua, das criança de rua e na rua, os migrantes, os usuários de drogas, os portadores do virus HIV/Aids... das crianças e adolescentes que sofrem exploração sexual...
Disse ainda, que as pessoas estão perdendo a dignidade, os direitos humanos estão tendo outras intepretações que fera a vida humana. A própria visão de pessoa estamos perdendo, a própria vida perde o sentido. A pessoa vale pelo que tem, pelo que produz, pelo poder.
Dizia que precisamos resgatar o diálogo entre fé e razão, a razão está em crise. Fé e razão tem que caminhar juntas . Resgatar ainda, o diálogo do Científico com o senso comum. O senso comum não é a falta de conhecimento, ambos tem valor importantes, realizar ações para o bem comum.
Finalizando D. Dimas falou dos Novos Areópagos que o documento de aparecida ressalta como lugares quase que impermeaveis para o anúncio do evangelho, que temos que ocupar enquanto Igreja. "Que essa seja a civilização do Amor".

Ir. Marisa Ribeiro do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário