quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mais uma Visita Solidária


Em solidariedade a comunidade indígena Tupinambá da Serra do Padeiro, representantes de entidades, religiosas/os de Itabuna e Ilhéus, mais uma vez foram prestar apoio à luta desta comunidade. Desde o dia 10 de março de 2010, após a prisão do cacique Babau, vem sofrendo fortes ameaças, inclusive a prisão de mais dois integrantes da comunidade, um irmão e uma irmã do cacique e outros que está sendo perseguido para serem presos.
É com muita indignação que estamos acompanhando e prestando solidariedade a situação dos povos indígenas. Vários tipos de violência têm sido praticados contra os indígenas e violação dos direitos humanos. Foi relado pelas pessoas da comunidade que sofrem muita discriminação na cidade, estão sendo perseguidos pela população, a mando de algumas pessoas, não conseguem mais vender seus produtos na feira, é boicotado, o comércio não vende produtos para eles e os que vendem são perseguidos com ameaças. Os indígenas são os maiores produtores de mandioca no município de Buerarema, mas não estão conseguindo nem fazer a farinha, pois, a policia federal chega a qualquer hora na comunidade para prendê-los. Eles têm que deixar tudo e fugir para a mata e muitas vezes a farinha queimou. Pois, a policia chega atirando, eles correm e vê as balas tirando casca das árvores e zunindo em seus ouvidos.
Outra violação dos direitos é não poderem registrar os filhos, muitas criança não são registradas, pois quando chegam ao fórum e dizem que são da comunidade não são atendidas, mesma coisa é em relação a saúde, mulheres grávidas não conseguem fazer o acompanhamento do pré-natal, nem outros atendimentos.
Várias ações de um grupo de arruaceiros vêm fazendo ações na região e incriminando a comunidade indígena. Mesmo a mídia vem criminalizando a luta da comunidade indígena, jogando a população da região contra os índios.
Toda a nossa solidariedade à comunidade indígena da Serra do Padeiro, em especial às lutadoras mulheres indígenas que têm se mantido firme na resistência e na linha de frente de desta luta! Em especial dona Maria, apesar de ter três filhos presos continua com muita fé e coragem.
Ir. Marisa Ribeiro do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário