sábado, 24 de julho de 2010

Experiência de Catequese com Surdos



Nós, Adriana e Geisa, fizemos a experiência de participarmos durante 1 ano e meio da catequese com surdos nesse período descobrimos a grande riqueza da catequese lúdica foi o método mais dinâmico que conseguimos desenvolver nossos encontros.


Através dos jogos conseguimos a participação ativa dos surdos e também pudemos perceber a compreensão de cada surdo sobre os temas que foram diversificados.


Outra riqueza do lúdico na catequese foi a possibilidade de trabalharmos os temas com pessoas de outras denominações religiosas, pois a catequese era ecumenica. Partiamos da realidade deles e sempre chegavamos a uma lição de Jesus.


Nosso desafio foi aplicar a metodologia da catequese dos ouvintes com surdos, assim não funcionava porque não estavamos considerando a realidade do surdo, a partir do momento que começamos a compreender o mundo dos surdos também compreendemos que deveriamos mudar a metodologia aplicada na catequese.


Só quando nos colocamos no lugar do surdo, tentando pensar como eles chegamos a um diálogo.


Diante desse desafio e dessa caminhada uma grande alegria, Deus nos presentiou, presentiou a pastoral e presentiou a quatro jovens que tiveram seu 1º Encontro com Jesus na Euaristia, a missa aconteceu no dia 13 de junho de 2010 na Comunidade Sagrado Coração de Jesus - Campo Limpo - Feira de Santana - BA. Com a presença dos familiares dos surdos, de outros surdos que acompanharam a pastoral, dos interpretes e da comunidade local.


Agradecemos a Deus, a nossa fraternidade por ter nos proporcionado essa experiência, a nossos professores de LIBRAS, aos interpretes que nos acompanharam durante os encontros de catequese, e aos nossos catequizandos que nos ajudaram a entender o diferente, a conviver com ele e a arriscar o novo.




Adriana da Silva Tejeda


Geisa dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário