domingo, 30 de maio de 2010

CEBs da Diocese de Itabuna

As Comunidades Eclesiais de Bases (CEB’s) da Diocese de Itabuna, realizaram no dia 29 de maio de 2010, a sua Assembléia Diocesana e escolheram nova coordenação Diocesana para o biênio 2010-2012.

Reunidos no salão paroquial da Igreja Santa Maria Goreti, no Bairro da Mangabinha em Itabuna, representantes dos vicariatos Norte, Sul e Centro, além de representantes de Pastorais, Movimentos e Grupos da Diocese de Itabuna, avaliaram a caminhada das CEB’s na Diocese, refletiram os desafios e aprofundarem no tema: CEB’s, Ecologia e Missão, reflexão feita pelo Frei Genilton(OFMcap), orientador espiritual das Pastorais Sociais. Questões com a Identidade das CEB's, Missão das CEB's frente aos novos desafios apresentados a Igreja, 12º Intereclesial das CEB's, foram aprofundados no encontro.

No final do evento foram escolhidos os novos representantes que irão animar, dinaminzar e coordenar as CEB's na Diocese de Itabuna, sendo eleita para Coordenadora Diocesana, Maria de Fátima Silva Paim (no centro, de vermelho), da Paróquia Santa Rita de Cássia, integrante da Ordem Franciscana Secular, para a Secretaria Diocesana foi eleita Rafaela Santos de Souza (a direita, de amarelo), da Paróquia Santa Maria Goreti e para Tesoureira, Adelaide Carvalho de Mendes (a esquerda de lilás) da comunidade São Sebastião, da Paróquia da Piedade.

Os compromissos assumidos no 12º Intereclesial de CEB"s, foram também assumidos pela nova coordenação da CEB's Diocesana, bem com as inspirações do Documento de Aparecida e as definições da última Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que trata as CEB’s como células vitais na Igreja. Também “Mensagem ao Povo de Deus Sobre as Comunidades Eclesiais de Base”, documento emitido pela CNBB, no último dia 12 de maio de 2010.

Queremos continuar animando nossas comunidades, para que elas sejam sempre mais “células vitais” na Igreja do Brasil, como destacaram os bispos na assembléia da CNBB, deste ano. Queremos continuar alimentando este ideal de “Gente simples fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes consegue mudanças extraordinárias”, provérbio africano proferido por dom Moacyr Grechi, bispo de Porto Velho, na abertura do 12º Intereclesial das CEB’s .
Ir. Marisa Ribeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário